Lentes de Contato Dental
Sabe aquele sorriso perfeito da sua artista favorita? Provavelmente ela é fruto de lentes de contato dental!
As lentes de contato dental têm ganhado enorme destaque no mercado odontológico recentemente, e não é diferente aqui em Canoas.
Na região de Canoas o tratamento é um dos mais procurados nos consultórios segundo os profissionais especializados.
O tratamento estético, que devolve a autoestima e constrói um sorriso mais harmônico, é uma realidade que está cada vez mais acessível ao público. Não é mais coisa de artista!
Mas afinal, como funciona esse tipo de tratamento? O que são as lentes de contato dental e como são colocadas? Qual é o objetivo, riscos e demais aspectos relevantes envolvendo essa alternativa?
Você vai descobrir isso e muito mais no texto de hoje! Confere aí!
O que são as lentes de contato para dentes?
Vamos começar do princípio!
Muitos pacientes buscam na odontologia um cuidado especial, que vai além da saúde, como por exemplo na ortodontia. Nessa área o objetivo não é só desenvolver funcionalidade na mastigação, mas também propiciar benefícios estéticos para o paciente.
Um desses procedimentos é o clareamento dental. Um procedimento indicado para pacientes que buscam melhorar o aspecto da sua arcada dentária, aquele sorriso bem bonito e iluminado, sabe?
Porém, mesmo com tratamentos de clareamento e o uso de aparelhos ortodônticos, muitos pacientes ainda não alcançam o padrão estético que almejam.
É nesse contexto que surgem as lentes de contato dental! Elas são facetas de porcelana, ultra finas, aplicadas sobre os dentes para cobrir manchas, melhorar o formato desgastado de alguns dentes ou até então, promover o fechamento de pequenos espaços entre os dentes, os diastemas.
Ah, pra quem não sabe, diastema é aquele espacinho extra entre os dentes. É muito comum acontecer nos dois dentes anteriores da arcada superior.
Como funciona o procedimento de aplicação das lentes?
Essa é uma pergunta muito importante. Antes de mais nada, o paciente deve passar por uma avaliação com um dentista de confiança, a partir daí o profissional vai fazer uma avaliação geral da boca do paciente, verificando se é necessário algum procedimento prévio (tratamento de alguma cárie, adequação de meio bucal, tratamento das gengivas).
Depois disso, o dentista analisa juntamente ao paciente os seus desejos e o que ele busca em termos estéticos e funcionais. Em seguida, será feita a moldagem de toda a boca.
Essa moldagem é feita via scanner bucal e as facetas podem ser esculpidas em uma fresadora 3D ou de forma artesanal por um laboratório de prótese com a técnica de incrementos aonde são acrescentadas porções de porcelana no pincel.
O paciente pode fazer um “test drive” de como ficará o sorriso ou um mock up como é referido entre os especialistas, sendo que todas as escolhas: formato, cor, tamanho e posição fazem parte desse processo de preparação para o procedimento.
Agora vem a parte da colocação. Nesse momento, o processo é seguro e indolor, mas o profissional encarregado da tarefa deve ser meticulosamente cuidadoso, a fim de garantir o melhor resultado para o paciente.
É bom salientar que todo o processo de planejamento e colocação das lentes de contato dentárias é longo, e serão necessárias algumas consultas à clínica.
E os benefícios das lentes, quais são?
O principal deles é revigorar a autoestima dos pacientes e fazer com que elas se expressem de uma forma melhor e mais adequada.
Além de contribuir imensamente para o bem estar dos pacientes.
Ah, é bom salientar um item bem importante! Em casos que for necessário realizar algum procedimento odontológico, como o tratamento de cáries, tratamento de gengivite, canal ou restauração dentária, por exemplo, é fundamental priorizar a saúde.
Ou seja, as lentes ficam para um outro momento. Afinal, não adianta nada colocar uma lente nos seus dentes se você estiver com cáries ou problemas na gengiva, não é mesmo?
Perguntas frequentes
Chega de dúvidas! Separamos algumas das principais perguntas que os pacientes fazem sobre as lentes de contato dental, confira:
-
- O tratamento com lentes de contato dental é dolorido?
Não! O tratamento é muito confortável e pode ser realizado enquanto o paciente assiste a sua serie preferida na cadeira da clínica, por exemplo. Em alguns casos, pode ser utilizada anestesia durante o tratamento.
-
- Quanto tempo dura o tratamento com lentes de contato dental?
O tratamento prevê uma durabilidade de até dez anos! Ou seja, a garantia do tratamento é bem extensa e pode ser renovada caso o paciente sinta a necessidade. Tudo dependerá dos cuidados que você possuir, pode durar até mais tempo.
-
- Como funciona a manutenção?
Assim como em qualquer outro tratamento odontológico, é necessário realizar manutenções. A forma mais econômica e indicada para manter suas lentes em bom estado e sua saúde bucal em dia é manter as visitas ao seu dentista de modo frequente.
E então, o que achou desse artigo sobre lentes de contato dental? Tirou suas dúvidas? Se interessou?
Aproveite para entrar em contato com a BHEM+ e agende a sua avaliação aqui em Canoas!
Somos especialistas em sorrisos e estamos prontos para ajudar você a alcançar um sorriso perfeito! Clique aqui e conheça outros tratamentos que a clínica oferece.
Fique por dentro da novidades seguindo nossas redes sociais: