• Rua Mathias Velho, 266 | Canoas-RS
  • 51 3059 • 9188
  • 51 9 9299 • 9188
  • Rua Mathias Velho, 266 | Canoas-RS
  • 51 3059 • 9188
  • 51 9 9299 • 9188

Labioplastia: tudo o que você sempre quis saber sobre cirurgia íntima

A labioplastia é, em suma, a cirurgia de retirada do excesso de pele de pequenos lábios hipertrofiados, ou seja, maiores que o normal. O procedimento é cada vez mais procurado no Brasil, recordista no número de cirurgias – de 2015 a 2017, o número de cirurgias saltou de 12.800 para 28.300.

Este post traz tudo o que você precisa saber sobre a labioplastia. O objetivo é te ajudar a descobrir se a cirurgia íntima é a melhor para seu caso e vai corresponder às suas expectativas, desejos e necessidades.

Para quem o procedimento é indicado?

A labioplastia de redução dos pequenos lábios é indicada para mulheres com pequenos lábios hipertrofiados ou assimétricos. 

Há diferentes motivos pelos quais as mulheres recorrem ao procedimento – ainda que os estéticos sejam predominantes, também há demandas funcionais, já que algumas mulheres sentem dores durante as relações sexuais e/ou, por conta da dificuldade de higienização, contraem infecções como candidíase, por exemplo.

É importante estar atento para as contra indicações da labioplastia. Mulheres grávidas; que estão amamentando; com problemas de pele ou doenças infecciosas na vagina; e pacientes com problemas de cicatrização e/ou coagulação ou doenças cardiovasculares não devem realizar o procedimento. 

A cirurgia também não deve ser realizada logo antes ou durante o período menstrual. 

Como a cirurgia é realizada?

A labioplastia é realizada no hospital por um cirurgião plástico. A anestesia utilizada é local com sedação. O cirurgião corta os pequenos lábios, remove o excesso de mucosa e costura as bordas para deixar a cicatriz o mais discreta possível. O procedimento, que pode ser realizado com bisturi ou laser tradicional, costuma durar de 40 minutos a uma hora.

É fundamental que o cirurgião retire apenas o necessário, caso contrário funções como lubrificação e proteção contra infecções podem ser prejudicadas. 

A sutura é feita com fios absorvíveis que dispensam a retirada dos pontos. A internação costuma durar 24 horas, mas há casos em que a paciente é dispensada antes. 

Como é o pós-operatório?

De maneira geral, bem tranquilo. O pós-operatório da labioplastia não prevê dores e desconfortos intensos; o médico costuma receitar analgésicos comuns. 

O que pode ocorrer é um pequeno inchaço, perda de sensibilidade nos primeiros dias e um leve desconforto. 

Não há restrições quanto a ficar sentada. É importante evitar o uso de roupas muito justas, inclusive roupas íntimas. Exercícios físicos e relações sexuais devem ser evitados no primeiro mês, e, depois deste período, retomados apenas se o processo de cicatrização for bem sucedido.

Para a higienização, é aconselhável utilizar água morna e sabonete neutro, além de não esfregar e secar muito bem a área para evitar infecções. Após urinar, a área também precisa ser lavada.

Se tudo correr bem, é possível retornar ao trabalho depois de uma semana. 

Os primeiros resultados aparecem depois de um mês, e resultados definitivos após 90 dias. 

Resultados práticos

A labioplastia é uma importante aliada na busca das mulheres pela recuperação da autoestima. As principais vantagens do procedimento são refletidas na autoestima e qualidade de vida das pacientes, que passam a se sentir mais confiantes, leves e alegres.

Isso se reflete na sexualidade, e a relação com o parceiro costuma melhorar. 

Vale salientar que, após a redução dos grandes lábios, a higienização se torna mais fácil e há menos risco de infecções e machucados causados pela fricção com as roupas.

A importância de um bom cirurgião

Sempre reforço que, independente do procedimento, encontrar um cirurgião plástico de confiança é o primeiro passo para que a cirurgia dê certo.

No caso da labioplastia, é fundamental que o médico retire apenas a quantidade de mucosa necessária, já que os resultados são irreversíveis. 

Lembre-se que estou à disposição para tirar suas dúvidas e explicar mais sobre o procedimento. A cirurgia íntima é uma das que realizo na BHEM+ e será um prazer recebê-la. Agente uma consulta pelo WhatsApp clicando aqui

Fique BHEM+ próximo de nós pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Um abraço,

Dr. Vinicius Russi – CRM 27010

COMPARTILHAR ESSE ARTIGO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A BHEM+ conta com estrutura referência em clínicas odontológicas e de cirurgia plástica: localização privilegiada (ao lado do Canoas Shopping Center), acessibilidade e tecnologia de ponta.

Somos BHEM+ interativos nas redes sociais! Acompanhe

Contato

  • 51 9 9299-1837
  • 51 3059-9188
  • contato@bhem.com.br
  • Rua Mathias Velho, 266 - Canoas - RS

A BHEM+ conta com estrutura referência em clínicas odontológicas e de cirurgia plástica: localização privilegiada (ao lado do Canoas Shopping Center), acessibilidade e tecnologia de ponta.

Somos BHEM+ interativos nas redes sociais! Acompanhe

Contato

  • 51 9 9299-1837
  • 51 3059-9188
  • contato@bhem.com.br
  • Rua Mathias Velho, 266 - Canoas - RS

© 2018 BHEM+ Feito com ♥ por Agência Primage