Implantes Dentários
Os implantes dentários fazem parte de uma técnica de reabilitação oral que propicia a fixação de uma prótese dentária permanente. Com o benefício de uma maior segurança para o dia a dia, os implantes têm recebido constantes evoluções e a preferência dos pacientes de Canoas por esse tratamento.
Um estudo realizado pela ABIMO — Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios demonstrou que mais de 1 milhão de implantes são feitos por ano no Brasil. A população do Rio Grande do Sul tem se destacado pelo grande investimento na saúde bucal.
Muitos pacientes ficam receosos a respeito da colocação dos implantes porque pensam que se trata de um procedimento doloroso. E o medo somado à falta de informação, pode, muitas vezes, fazer com que o paciente perca a chance de ter seu sorriso reposto de maneira moderna e com excelentes resultados.
Para você não sofrer mais com essas dúvidas, preparamos um material super bacana com tudo que você precisa saber sobre os implantes dentários. Então, boa leitura!
O que é um implante dentário?
Trata-se de um procedimento dentário onde um pino de titânio é utilizado para substituir a raiz do dente. Esse pino é fixado ao osso por meio de uma cirurgia e, após a integração óssea, a prótese é colocada de modo definitivo.
O titânio é o material utilizado nos implantes dentários, pois tem a capacidade de fazer com que o osso grude permanentemente no pino. Ou seja, o titânio é um material biocompatível com o organismo, o que elimina o risco de rejeição.
Qual é o momento ideal para colocar implantes dentários em Canoas – RS?
Isso depende bastante. A partir de uma avaliação, o dentista ditará quais as necessidades do paciente, determinando o momento ideal para a colocação do implante.
Porém, em certas circunstâncias há a real necessidade de um implante. Veja só quais são elas:
- Pacientes que nasceram com falta de dentes – AGENESIA DENTAL
Existem casos que mesmo após a troca dos dentes de leite para os permanentes, a ausência persiste.
Portanto, essa é uma situação em que os implantes dentários são uma opção para facilitar a reabilitação oral em pessoas adultas. É importante fazer o exame radiológico para garantir que o dente, de fato, não existe ou avaliar se ele não está incluso na gengiva.
- Pacientes que sofreram alguma extração anterior
Infelizmente, anos atrás a maioria dos casos de dores de dentes eram tratados com a extração. Com isso, muitas pessoas perderam os dentes sem que isso fosse realmente necessário.
Com o passar dos anos as técnicas foram se aprimorando e os tratamentos dentários para tratar e evitar cáries não são tão agressivos.
É muito comum receber pacientes que passaram por esse tipo de tratamento traumático, então, elas com certeza são indicadas para a reabilitação oral por meio de implante dentário.
- Pacientes que perderam os dentes em situações variadas
Outra situação em que há a indicação para o implante é em caso de acidentes de trânsito, quedas ou qualquer outra ocorrência semelhante que tenha causado a perda de um ou mais dentes.
Vale ressaltar que o implante não deve ser visto como um procedimento estético. Trata-se de um processo cirúrgico indicado para melhorar a saúde bucal das pessoas e proporcionar melhor qualidade de vida.
Quais são os benefícios de investir em um implante dentário?
Quando o paciente opta pela realização do implante ele proporciona uma nova realidade para sua vida, uma realidade que vai muito além da questão estética.
Esse procedimento contribui para a melhora da qualidade de vida em diversos aspectos, principalmente na saúde bucal.
O implante ajuda a melhorar muito a mastigação, por exemplo. Quando a dentição é completa e a mastigação é bem-feita, há uma melhora no processo de digestão. Com um implante bem feito, os alimentos são mastigados de forma correta e os pedaços de comida são engolidos na porção correta, facilitando na digestão e absorção dos nutrientes.
Além de um maior conforto, uma melhor higienização e um aspecto natural, os implantes dentários auxiliam na manutenção dos dentes vizinhos.
Quando há a perda de um dente, os dentes vizinhos ficam sem apoio e começam a se movimentar. Os dentes adjacentes começam a se inclinar, enquanto os superiores tendem a descer em direção ao espaço vazio.
Esse movimento pode causar diversos problemas, como a sensibilidade, por exemplo.
Portanto, quanto antes é feita a reposição, menores são os impactos causados aos dentes vizinhos.
Viu só como os implantes dentários são uma excelente opção? Com o avanço da tecnologia eles só têm impactado positivamente a vida das pessoas.
Você já conhece a BHEM+? Reunimos o melhor da Odontologia e Cirurgia Plástica em Canoas em um só lugar. Conheça outros tratamentos clicando aqui!
Fique por dentro da novidades seguindo nossas redes sociais: