A importância da autoestima na sexualidade da mulher

A importância da autoestima na sexualidade da mulher

Nada melhor que se olhar no espelho e se sentir bem consigo mesma, não é? Ter uma boa autoestima ajuda em diversas áreas da vida: os relacionamentos melhoram, nos tornamos mais produtivas, passamos a ser pessoas mais generosas, cuidadosas e empáticas, por exemplo.

Para as mulheres, autoestima está intimamente ligada à autonomia e liberdade, que, por sua vez, estão intimamente ligadas à sexualidade. Se você sente que sua autoestima está baixa, é importante identificar os motivos pelos quais você está insatisfeita: há alguma parte do seu corpo com a qual você se sente desconfortável? Está com dificuldade para aceitar sua aparência atual?

Investigar a origem da baixa autoestima é fundamental para conseguir aumentá-la. Nas mulheres é comum que isso esteja relacionado à imagem corporal que elas têm de si próprias. Naturalmente é um fator que escoa para a vida sexual: afeta a libido, o desempenho e pode até causar problemas na relação a dois.

A boa notícia é que há solução: mudar o que te desagrada é possível e pode fazer com que você recupere não apenas o desejo e o prazer sexual como também a alegria, o bom humor e a qualidade de vida.

O poder da cirurgia plástica

A cirurgia plástica é uma solução cada vez mais procurada por quem não se sente confiante em relação a determinada parte do corpo. Nas mulheres, as principais são a prótese mamária e a abdominoplastia, mas um tipo específico de cirurgia tem caído no gosto feminino: a cirurgia íntima ou labioplastia.

A labioplastia é a cirurgia que consiste na redução de pele dos pequenos lábios. O procedimento costuma ser procurado por mulheres cujo tamanho dos pequenos lábios ultrapassou o dos grandes lábios. Além de afetar a autoestima, esta condição pode causar dores durante as relações sexuais, dificultar a limpeza correta do órgão genital e aumentar a propensão a infecções.

A labioplastia é uma cirurgia realizada com sedação, com pós-operatório tranquilo e resultados visíveis em cerca de dois meses. As cicatrizes existem, mas são quase imperceptíveis. Muitas mulheres não realizam a cirurgia por medo de perderem sensibilidade no local, mas, apesar de isso poder acontecer durante os primeiros dias, o resultado a longo prazo não causa perda de sensibilidade.

Após a cirurgia, não é recomendada a prática de exercícios físicos por cerca de um mês. Relações sexuais também podem ser retomadas após este período.

Fisicamente, a cirurgia melhora a aparência da vagina e da vulva, reduz desconfortos causados pelo atrito com o tecido da calcinha e elimina possíveis dores durante relações sexuais e prática de exercícios físicos.

Mas consequências de cirurgias plásticas em geral vão muito além de mudanças na aparência física: a labioplastia é poderosa para devolver às mulheres confiança, segurança e uma autoimagem positiva. Isso reflete na sexualidade, uma vez que, quando nos sentimos livres e confiantes, nos entregamos mais aos momentos íntimos.

Quando a imagem que temos de nós mesmos é positiva, a visão do mundo ao nosso redor acompanha este movimento. Cirurgias plásticas são grandes aliadas na busca por uma boa autoestima – e eu garanto que surtem efeito.

Se você tem dúvidas sobre o procedimento, não hesite em entrar em contato. Agende uma consulta pelo WhatsApp e saiba mais sobre a labioplastia.

Nos acompanhe no Facebook, Instagram e YouTube. Vamos ficar BHEM+ próximos por lá!

Até a próxima!

Dr. Vinicius Russi – CRM 27010

Pessoas que leram este artigo leram também: